Histórico

A história e a experiência da UFLA na produção de obras acadêmicas, técnicas e científicas, especialmente na área de Ciências Agrárias, nos remetem ao início do século XX, quando, em 1908, o diretor do Instituto Evangélico, Dr. Samuel Rhea Gammon, hoje, Instituto Gammon, delegou ao engenheiro agrônomo, Dr. Benjamin Harris Hunnicut, a responsabilidade de implantar e dirigir a Escola Agrícola de Lavras. Ressalta-se que neste mesmo início de século foram adquiridas as primeiras máquinas e tipos para a "Tipografia Evangélica".

No início da década de 1920, a Escola de Agrícola de Lavras, ainda sob a direção do Dr. Benjamin Harris Hunncutt, lançou o primeiro número da revista "O Agricultor" e os primeiros Boletins Técnicos do "Serviço de Propaganda Agrícola", pioneiros nesta área em todo Brasil e com circulação nacional. Essas publicações continham artigos, reportagens, notas, cartas-respostas e outras matérias sobre agropecuária, cujos objetivos eram difundir conhecimento e educar os agropecuaristas brasileiros, bem como promover o desenvolvimento rural do país. Em 1943, 21 anos após seu lançamento, a revista "O Agricultor" deixou de ser publicada por motivos financeiros da Escola, deixando uma grande lacuna no meio agrícola do país.

A "Tipografia Evangélica", que mais tarde recebeu o nome de "Imprensa Gammon", funcionou nos porões do atual "Museu Bi Moreira" e foi responsável pela impressão de vários jornais literários e acadêmicos, sendo responsável também, ainda no sistema de composição manual, pela publicação do mensário "O Agrário", que se destacou no meio agrícola da época.

Em 1923, o professor Benjamim H. Hunnicutt, diretor da Escola Agrícola de Lavras, publicou o livro "O Milho: sua cultura e aproveitamento no Brasil", através da Livraria Leite Ribeiro do Rio de Janeiro, com 12 capítulos e 304 páginas. Diversos livros de interesse dos produtores rurais foram publicados pelos docentes da Instituição até a década de 40.

Cerca de 50 anos depois de sua primeira publicação periódica na área de Ciências Agrárias, em 13 de setembro de 1971, o Conselho Departamental da, então, Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), criou o seu primeiro Conselho Editorial, constituído pelos docentes Maurício de Souza (Presidente), Wilson Ferreira Gomes, Roberto Maciel Cardoso, Francisco Geraldo França Teixeira de Castro Bahia e Vicente de Paula Vítor. Nesse mesmo ano é lançado o primeiro número de revista periódica "Agros", responsável pela publicação de vários trabalhos de pesquisa realizados pela Escola. A partir de 1977, o nome da revista mudou para "Ciência e Prática". Durante esse período, foram impressos também sob a direção do Conselho Editorial o "Boletim Técnico – Série Pesquisa" (em 1972), e o "Boletim Técnico – Série Extensão" (em 1974).

No decorrer de 1996, com base em consulta feita junto à comunidade acadêmica, os nomes da "Revista Ciência e Prática" e do "Boletim Técnico" foram mudados para "Revista Ciência e Agrotecnologia" e "Boletim Agropecuário", que também receberam novas formatações.

Em outubro de 1998, foi criada, pelo Conselho Universitário, a Editora da Universidade Federal de Lavras, um órgão suplementar vinculado à Reitoria.

A Editora UFLA é responsável pela política editorial da Universidade e tem o objetivo de coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à editoração de publicações técnicas, científicas e didáticas de interesse da Universidade, bem como o de promover, divulgar, distribuir e comercializar as obras editadas.

A Editora UFLA é constituída pela Diretoria Executiva, Conselho Editorial, Seções Editoriais e Livraria. Mais informações poderão ser obtidas no seu regimento e nas normas para publicação.

Equipe

   
Diretoria
  Prof. Renato Paiva
Diretor
Conselho Editorial
  Profa. Brígida de Souza
Departamento de Entomologia
  Prof. Flávio Meira Borém
Departamento de Engenharia
  Profa. Joelma Pereira
Departamento de Ciência dos Alimentos
  Prof. Luiz Antônio Augusto Gomes
Departamento de Agricultura
  Prof. Renato Paiva (Presidente)
Departamento de Biologia
Administração
  Sebastião Gonçalves Filho
editora@editora.ufla.br
Secretaria Geral
  Késia Portela
editora@editora.ufla.br
Comercial/Financeiro
  Emanuelle Castro
comercial@editora.ufla.br
  Glaucyane Ramos
vendas@editora.ufla.br
  Quele Gois
financeiro@editora.ufla.br
Editoração/Diagramação
Patrícia Carvalho de Morais
patricia@editora.ufla.br
Renata Rezende
renata@editora.ufla.br
revista Ciência e Agrotecnologia
  Mariana Coelho Alonso
mariana@editora.ufla.br
Livraria
  Elaine Cristina Leite
livraria@editora.ufla.br
  Damiana Joana Geraldo
livraria@editora.ufla.br
Suporte TI